|
|
Iniciação musical para bebês (0 a 2 anos de idade) Nas propostas para bebês e crianças até dez anos de idade, considera-se que, quanto menor a faixa etária, mais holística tende a ser a natureza da aprendizagem. Nas aulas para bebês, todo o conhecimento possível está presente em uma única aula semanal de percepção e apreciação, com atividades curtas e diversificadas, que proporcionam experiências significativas para a aprendizagem.
Iniciação musical (3 a 5 anos de idade) À medida que a criança cresce, as aulas passam a prever que ela cante cada vez mais, em propostas que objetivam principalmente a educação do movimento associada à percepção de cada elemento da linguagem musical.
Percepção e prática musical (6 a 10 anos de idade) A partir dos cinco ou seis anos, as aulas de percepção e apreciação passam a incluir uma prática musical com teclados, violões, canto e percussão corporal. Se a criança manifestar uma preferência por um instrumento, podem se iniciar nessa fase as aulas individuais.
Formação musical para pré-adolescentes e adultos Nas propostas para pré-adolescentes e adultos, conteúdo e expressão musicais estão presentes tanto nas aulas individuais de INSTRUMENTO quanto nas aulas coletivas de PERCEPÇÃO E APRECIAÇÃO, de ORQUESTRA MULTIFUNCIONAL e de PRÁTICA DE CONJUNTO.
Essas aulas oferecem ao aluno a oportunidade de desenvolver as bases da sua Expressão musical. No contato com cada obra, ora lendo e interpretando ora variando e improvisando, constrói-se uma continuidade com o instrumento escolhido a partir da integração entre corpo, movimento, projeto sonoro e sentido musical. canto
PERCEPÇÃO E APRECIAÇÃO Nessas aulas o aluno tem a oportunidade de desenvolver as bases da sua percepção consciente do Conteúdo da música como linguagem. Escutando, cantando variações, improvisando, compondo, interpretando e percebendo sempre de que maneira cada acontecimento musical toca sua sensibilidade, o aluno constrói um vocabulário de imagens musicais.
ORQUESTRA MULTIFUNCIONAL Essas aulas constituem uma prática musical voltada principalmente à percepção do Conteúdo da linguagem musical. Ao contrário da orquestra tradicional, oferece a todos os alunos a oportunidade de tocar e se familiarizar com cada uma das funções musicais previstas - linha de baixo, melodia, acompanhamento rítmico, sequência de acordes, etc - utilizando recursos do teclado multi-timbral e do violão. Essa prática permite que cada aluno possa conhecer as características sonoras dos diversos instrumentos e compreender mais claramente as relações entre acontecimentos musicais simultâneos, atribuindo maior sentido à sua própria expressão. A participação nas aulas de orquestra multifuncional, que para os mais novos e iniciantes, tem grande aproximação com as aulas de prática de conjunto, permite também que o aluno desenvolva e utilize as competências necessárias para tocar de cór.
PRÁTICA DE CONJUNTO Essas aulas são voltadas principalmente ao desenvolvimento da escuta e interação com outros músicos, tendo o instrumento escolhido como meio para a Expressão musical individual e coletiva. Com alguma autonomia no instrumento e competência para lidar com a notação musical, o aluno já pode participar desse tipo de aula, que atende grupos com número pré-definido de integrantes. As propostas para essa prática são projetos com duração definida, compatíveis com as necessidades de desenvolvimento dos participantes. Levadas, blues, improvisação em gêneros específicos, interpretação em música de câmara ou em grupos vocais, são exemplos de projetos. |
1. Meu desejo é tocar. Por que devo ter aulas de Percepção? 2. O que é Orquestra Multifuncional? 3. O que é Prática de Conjunto e no que ela se diferencia da Orquestra Multifuncional? 4. Qual a idade ideal para iniciar o ensino de música com instrumentos? 5. Qual o momento ideal para iniciar aulas individuais de instrumento? 6. O que leva uma pessoa a escolher um instrumento musical? 7. Tocar piano ou teclado; tocar violão ou guitarra: existe alguma diferença para quem aprende? 8. Quanto tempo dura o curso? 9. Por que música como linguagem? 10. Por que aprender música? 11. Eu não quero ser profissional. Por que devo participar das aulas em grupo? |